SOBRE

Carlos Heitor Campani, através de sua sólida formação acadêmica, busca desenvolver pesquisas e projetos que colaborem efetivamente para a maior evolução das empresas brasileiras e do mercado financeiro nacional. Ele espera, desta forma, contribuir para a construção de um Brasil próspero, meritocrático e melhor para todos os brasileiros. Ele assina colunas semanalmente no Valor Investe e no Investing.com, discutindo assuntos diversos, mas sempre dentro de sua área de conhecimento: Finanças. Suas colunas podem ser lidas clicando aquiaqui. Carlos Heitor Campani é membro do Conselho de Experts da iluminus consultoria, Conselheiro do Instituto Dom e sócio da Murano Investimentos. 

Carlos_Heitor_09.JPG

Curriculum Vitae

Curriculum Lattes

Prof. Carlos Heitor Campani - Fatos e Números

  • Estudei em instituições bem bacanas: IME - Instituto Militar de Engenharia, UFRJ, Coppead, Edhec Business School e Princeton University.

  • Como Professor de Finanças, tive a oportunidade de dar aulas em algumas instituições mundo afora: University of Pittsburgh, International University of Monaco, Edhec Business School (na França, em Londres e em Singapura), na Université de Bordeaux e, claro, no Coppead - UFRJ.

  • Sou autor de dois livros, um capítulo de livro e mais de 50 artigos acadêmicos, incluindo publicações em periódicos bem famosos: Journal of Banking and Finance, Economics Bulletin, Emerging Markets Review, The North American Journal of Economics and Finance e em todos top journals brasileiros que publicam artigos de Finanças.

  • Desde 2020, sou colunista permanente do Valor Investe e do Investing.com.

  • Tenho 4 bolsas de pesquisa por alta produtividade acadêmica: CNPq, FAPERJ (onde ganhei o título de "Cientista do Nosso Estado"), Cátedra Brasilprev em Previdência e ENS - Escola de Negócios e Seguros.

  • Sou membro de conselhos no Instituto Dom e na iluminus consultoria.

  • Como presidente da Alumni COPPEAD por 4 anos, desenvolvi toda a estrutura organizacional da instituição e diversas frentes de negócios, tendo como resultado o aumento da receita anual de cerca de R$ 1 milhão em 2014 para quase R$ 7 milhôes em 2018.

  • Eu já ajudei dezenas de empresas em projetos de consultoria: adoro " pensar fora da caixa".

  • Eu atuo com bastante frequência como perito judicial e extrajudicial, tendo já liderado importantes projetos, como por exemplo o processo 0337389-74.2019.8.19.0001, que envolveu o cálculo da tarifa de pedágio da Linha Amarela no Rio de Janeiro sob uma disputa judicial pública entre a LAMSA (concessionária) e o Município do Rio de Janeiro (poder concedente).

  • Eu sou frequentemente consultado por casas gestoras de investimentos: estudo muitas estratégias de investimento e gosto de desenvolver estratégias inovadoras.

  • Eu codesenvolvi os Índices Valor-Coppead, bem como desenvolvi o índice Campani para mensuração de performance de fundos e estratégias de investimento (cliqui aqui, aqui e aqui para saber mais).

  • Eu coautorei o artigo científico que desenvolve uma metodologia inovadora visando controlar volatilidades expúrias observadas em taxas de juros de longuíssimo prazo em ETTJs (curvas de juros). A metodologia é usada pela SUSEP em suas curvas divulgadas ao mercado.

  • Eu criei em 2021 o Projeto "Jovens Talentos Finanças: Investindo na Redução da Desigualdade Social" e já estamos em sua segunda edição.

Palestra_03.jpg
Palestra_02.jpg
Palestra_01_.jpg